domingo, 17 de junho de 2012

Resenha especial: Macunaíma

Postado por Juliana Miriane às 18:29

Olá pessoal, essa resenha é especial pois é colaboração da minha irmã mais nova a Joelma, que também ama ler ^^. Achei que a resenha dela ficou tão boa que quis dividi-la com vocês. O livro é Macunaíma de Mário de Andrade, e como todo livro nacional, sempre há quem torce o nariz. Mas não custa dar uma chance né?

Edição: 33
Editora: Villa Rica
ISBN: 8571750572
Ano: 2004
Páginas: 175



        Macunaíma de Mário de Andrade lançado em 1928 é um livro ousado para época visto que desafiou o sistema cultural predominante e propôs uma nova forma de organização da linguagem literária.

                    A obra feita em seis dias é fruto de anos de pesquisa profunda sobre a cultura brasileira: o folclore, as lendas, a dança, os costumes e variações lingüísticas são algumas das características que tornam o livro marcante.

                     Numa narrativa fantástica bem como “malandra” percebemos durante a leitura uma verdadeira mistura de vocábulos indígenas, africanos, expressões e provérbios populares bem como gírias, formando um estilo irônico da cultura brasileira.

                    Mario incluiu anedotas, aspectos da vida rural e urbana do país, sem deixar de fora a feitiçaria e erotismo que é bem presente na história.

                    A história inicia-se com o nascimento de Macunaíma às margens do rio Uraricoera. Depois de matar sua mãe parte com seus irmãos Maanape e Jiguê em busca de aventuras. Na viagem encontra Ci, mãe da mata virgem que casa-se com Macunaíma, eles tem um filho que acaba morrendo. Posteriormente ela também morre, mas antes ela dá à Macunaíma a ‘muiraquitã’ um amuleto, que é roubada e vai parar nas mãos do gigante comedor de gente Venceslau Pietro Pietra que mora em São Paulo. A partir daí a maior parte do livro relata as aventuras de Macunaíma em busca do amuleto roubado.

              Dado o contexto histórico, podemos afirmar que a forma como o livro foi feito é que faz de Macunaíma uma das obras mais importantes da nossa literatura. 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Two Airheads Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea